twitter
rss


O Centro Escolar de Tarouca viveu, no passado dia 11, o seu primeiro Dia de S. Martinho.
Nem que fosse só por este facto, já se podia dizer que foi uma festa diferente de todas as outras; no entanto, uma mão cheia de motivos de interesse encheram o dia de alegria, de entusiasmo, de partilha, de interajuda, enfim, de verdadeira Escola!
Logo pela manhã, todos quantos visitaram o átrio, amplo e airoso, do Centro Escolar, puderam deliciar-se com uma belíssima Exposição sobre o tema. Tudo o que tem a ver com esta quadra festiva estava lá retratado: desde os castanheiros que embelezavam montanhas de cartão, às fogueiras de papel, desde os arranjos outonais, aos poemas desenhados em folhas de cartolina, desde as aventuras vividas pelo S. Martinho, às aventuras das castanhas feitas bonecos, desde as receitas de culinária, às quadras e aos provérbios... quanta imaginação! Quanta arte e quanto engenho os pais das nossas crianças distribuíram, na Exposição, a todos os visitantes. Quando são chamados à participação, não se fazem rogados... e não há quem faça melhor!


Mas houve ainda mais neste dia: no recreio, um envergonhado Sol de S. Martinho raiou em cada rosto alegre dos alunos. Houve danças e cantigas, risos e muita animação. Que o digam os amigos da Escola que quiseram partilhar este momento o Presidente da Câmara, dois elementos da Equipa de Apoio às Escolas e a Direcção do Agrupamento.
Quem também não faltou, foi o S. Martinho, em pessoa, que, apeando-se do seu garboso cavalo, mostrou, mais uma vez, o valor da solidariedade, repartindo as suas vestes com o mendigo.


Ah! É verdade! Também houve uma fogueira e muitas castanhas assadas.
E o homem das castanhas, com a sua adorável esposa! Estavam tão engraçados!...