twitter
rss

Celebrou-se no passado dia 17 de Novembro o Dia Mundial do Não Fumador e, a equipa responsável pelo Projecto PES (Programa Escolas para a Saúde), do Centro Escolar de Tarouca /Pólo do Castanheiro do Ouro, não deixou de assinalar a data.
Cada docente apresentou o tema de acordo com o seu Projecto Curricular de Turma adequando-o aos grupos etários a que se destinava.
A Equipa elaborou um projecto de sensibilização para a temática iniciando no dia 16 a apresentação de figuras-sombra com a expressão ”Queres?”, espalhados por diversos locais do Centro Escolar, o que motivou a curiosidade dos alunos. No dia 17 foram colocados cigarros no espaço da questão e a figura de uma criança em resposta negativa ao convite que lhe era feito.
Foi ainda elaborado um quadro temático no hall de entrada do mesmo Centro motivando assim a discussão sobre o tema e a passagem de algumas turmas com o seu professor para análise da situação.
Na Componente de Apoio à Família (almoço), no espaço do Auditório foi apresentado um filme sobre o Dia do Não Fumador, verificando-se visualmente as consequências do tabaco na saúde humana. Foi ainda apresentada a história “ A Cigarra e o Cigarro” (autoria: Júlio Isidro) de que foi feita depois uma dramatização com os alunos presentes nesse espaço.

Nas diversas salas foi feita a abordagem da temática de que se salientam alguns registos:
Sala JI 1 – elaboração de maços com mensagens para oferecer aos familiares, das crianças, que fumam.