twitter
rss


No dia 26 de Novembro realizou-se no Auditório do Centro Escolar de Tarouca, pelas dez horas, uma reunião no âmbito das Bibliotecas Escolares, dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, onde estiveram presentes os Professores Bibliotecários Escolares, os Bibliotecários Municipais, os Coordenadores interconcelhios e a Coordenação das Equipas de Apoio às Escolas.
A sessão de abertura foi presidida pelo Director do Agrupamento de Escolas de Tarouca, Dr. Eduardo da Costa Almeida, que reiterou a importância da formação, salientando os estudos de investigação sobre a importância da leitura na construção do conhecimento nos indivíduos e no desenvolvimento de competências linguísticas nas crianças. Considerou a biblioteca escolar um espaço essencial de motivação para desenvolver a consciência fonológica, a leitura, a escrita, nas crianças desde os tenros anos de idade. Referiu que a comunidade educativa do Concelho de Tarouca sofreu alterações funcionais e organizacionais facultando condições propícias para facilitar e potenciar as aprendizagens dos alunos do Concelho de Tarouca.
Em representação da Coordenação da Equipa de Apoio às Escolas do Douro Sul, Dr. César de Carvalho mostrou-se satisfeito por estar neste espaço sendo ainda um tema que lhe é muito querido porque os livros e as bibliotecas são os seus referenciais, conforme afirmou.
Os coordenadores Bibliotecários Interconcelhios, Dr. António Pereira e Dr.ª Elisabete Carvalho recordaram as visitas que fizeram ao edifício quando ainda em construção.
Foi efectuada depois uma visita à biblioteca do Centro Escolar onde se encontravam expostos diversos livros sobre os monumentos da região e livros de autores locais.
Procedeu-se à projecção de um slideshow com o registo das actividades operacionalizadas desde o início do ano escolar. Os participantes puderam tomar contacto com o espólio da biblioteca num ambiente de partilha e de boa disposição acompanhado por um coffee break.
Decorreu em seguida a formação que tinha como agenda de trabalhos o plano de acção e de actividades da Biblioteca Escolar.