twitter
rss

“Não existe nenhuma forma de substituir o exercício, porque com o exercício o calor sobe naturalmente e todas as substâncias supérfluas são expelidas, enquanto que em repouso o calor baixa e as substâncias supérfluas são geradas no corpo, mesmo se os alimentos são da melhor qualidade e em quantidade moderada.”
HIPÓCRATES – 420 AC
Já lá vai o tempo em que a associação da prática desportiva à ideia de doença era uma realidade. A prática regular das inúmeras actividades físicas é recentemente valorizada no âmbito social por diferentes razões, onde se destaca o seu potencial benefício para a saúde e para o sucesso escolar, pessoal e profissional.
Esta inquestionável premissa, para além de intuitiva e empírica, é também demonstrada por muitos estudos de larga abrangência, alguns dos quais meta-análises que têm como objectivos principais a avaliação dos efeitos da actividade física regular sobre a mortalidade geral, sobre a mortalidade por causas específicas e sobre a morbilidade por diversas causas (Barata, 1997). Segundo o mesmo autor, os efeitos benéficos da actividade física regular para a saúde não se esgotam apenas no bem-estar físico, como também na componente psíquica, afectiva e emocional. Ao nível Cardiovascular, no controlo e regulação dos factores de risco cardiovasculares aterogéneos e trombogéneos, na prevenção de doença coronária, disritmias e hipertensão arterial e na melhoria da função cardíaca. No âmbito da Obesidade e Sobrecarga Ponderal, sobretudo no baixar do peso e no promover da manutenção ou aumento da massa muscular. No Esqueleto e restante Aparelho Locomotor, aumentando a tonicidade muscular e a resistência óssea, sendo este último um factor determinante na prevenção da osteoporose. Em efeitos Imunoestimulantes diversos através de uma menor incidência de infecções e de neoplasias. No atraso de determinados processos de envelhecimento. Ao nível Psíquico, prevenindo situações depressivas, níveis de ansiedade e de stress elevados, bem como, na melhoria da auto-confiança e da auto-estima. Promove ainda o crescimento e desenvolvimento saudável, funcionando como que uma escola de virtudes e de respeito pelo outro.
Mais recentemente, uma equipa da Faculdade de Motricidade Humana levou a cabo uma investigação lançada pela Organização Mundial de Saúde que trata do comportamento dos jovens em idade escolar, cujo objectivo é compreender os estilos de vida e hábitos ligados à saúde e ao risco. Deste estudo, Margarida Gaspar de Matos concluiu que os jovens que praticam uma actividade física regular estão mais satisfeitos com o seu corpo, não fazem dietas para emagrecer, sentem-se mais felizes, falam mais facilmente com os pais, sentem-se melhor enquadrados no meio, escola e turma, iniciam a vida sexual mais tarde e têm 50% menos probabilidades de apresentar uma gravidez indesejada, aumenta a auto-estima e a auto-confiança, a sensação de poder e o reconhecimento social na escola e na comunidade, ajuda a resistir a pressões sociais e não manter relações sexuais em busca de aprovação ou popularidade. Deste modo, a actividade física pode ser um meio por excelência para ser utilizado como forma de orientar energias e vontades. Em simultâneo, pode ser um campo de aprendizagem de um comportamento social correcto em que se aprende a relacionar com o outro, respeitá-lo, a saber lidar com a vitória e com a derrota.
Neste panorama, várias são as actividades que através da sua prática regular funcionam como veículo promotor da saúde. Entre outras, o Corta-Mato, variante da modalidade desportiva Atletismo, é uma modalidade antiga, de valor educativo e desportivo fundamental, que implica ao mais alto grau o desenvolvimento das capacidades motoras básicas condicionais, como é o caso da resistência, da força e da velocidade. É pois uma actividade física completa que serve de preparação para todas as modalidades que o aluno possa praticar durante a sua vida escolar ou mesmo extra-escolar, contribuindo positivamente para o desenvolvimento harmonioso do próprio.
Organizado pela Área Disciplinar de Educação Física e enquadrada no Plano Anual de Actividades, decorreu em 23 de Novembro último o Campeonato Escolar de Corta-Mato, edição de 2009, que se realizou na escola sede do Agrupamento. De uma forma entusiasta e digna participaram na actividade um total de 292 alunos distribuídos pelos vários escalões/sexo. Para além do objectivo principal, a prática salutar da actividade física, no âmbito competitivo estes rapazes e raparigas travaram entre si uma disputa leal e saudável com todas as consequências positivas para o seu desenvolvimento moral, afectivo e emocional.


Sendo um evento de organização obrigatória para as escolas onde o Desporto Escolar integra o seu Projecto Educativo, este evento é organizado regularmente nos finais de Dezembro, quase sempre em condições climatéricas adversas o que interfere negativamente na adesão dos alunos à actividade. Este facto tem levado a que o Corta-Mato seja associado a uma situação desagradável por parte do aluno que participa. Como forma de combater este absentismo, a Área Disciplinar de Educação Física da escola decidiu antecipar a sua realização cujos resultados em termos de participação estão à vista. Com vista à participação da escola no Corta-Mato, Fase 2, Regional, no início de 2010, os alunos que garantiram uma classificação entre o primeiro e o sexto lugar terão a oportunidade de conviver e competir com as centenas de alunos das escolas do Douro Sul.
Para todos os participantes em geral e vencedores em particular o público reconhecimento pelo empenho demonstrado na participação. Parabéns!!!
Rui Ferreira