O projeto “ENERGY GAME II” foi levado a efeito na Escola Básica de
Tarouca no dia 27 de Abril, para os alunos do 4º ano da Escola Básica de
Tarouca.
O
que é o Energy Game II? É um jogo interativo e inovador que pretendeu
sensibilizar os alunos para a temática da eficiência energética, de uma forma
dinâmica e em que fosse possível que todos os jogadores interagissem em
simultâneo.
Como
funcionou: Jogo interativo que utiliza os comandos WII, Materiais: Mochila,
computador portátil, projetor, 4 comandos WII, barra de Leds, carregador de
pilhas, pilhas recarregáveis.
Dinâmica do Jogo
O
jogo foi orientado por um apresentador que explicou as regras de cada etapa,
apresentou as personagens do jogo e comunicou a pontuação dos jogadores. Após selecionar
o nível, o jogo iniciou-se com a identificação de cada uma das equipas que foi
representada por uma das sete personagens.
O
jogo disponibilizou três níveis que corresponderam a três graus de dificuldade diferentes
e que permitiram adaptar o jogo ao público-alvo. O jogo permitiu a interação de
quatro equipas em simultâneo. Cada jogo independentemente do nível, foi
composto por sete etapas, sendo o tempo médio de jogo de 35min.
Foram constituídas 12 “Fichas do Jogo” preenchidas com o nome dos
participantes, referentes às turmas do 4º ano, formando 3 equipas por turma e
operacionalizado na sala Multimédia, no Centro Escolar de Tarouca. Há a
destacar os vencedores de cada turma com a seguinte pontuação:
MUNICÍPIO
|
AGRUPAMENTO
|
DATA
|
ANO/
TURMA
|
EQUIPA
VENCEDORA
|
PONTUAÇÃO
FINAL
|
Tarouca
|
Agrupamento de
Escolas José Leite Vasconcelos – NÍVEL I
|
27-04-2016
|
4ºA
|
TRAQUINAS e
JÚNIORES
|
314
|
27-04-2016
|
4ºB
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STAR GAMES
|
323
|
||
27-04-2016
|
4ºC
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TRAQUINAS
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338
|
||
27-04-2016
|
4ºD
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VINGADORES
|
332
|
Esta atividade foi bem sucedida conseguindo que os alunos atingissem os objetivos inicialmente pretendidos: capacitar os alunos de conhecimentos que os tornem mais aptos a tomar decisões na área da energia e eficiência energética; dinamizar a relação entre os professores e os alunos na abordagem às temáticas da energia, eficiência energética e
energias renováveis; criar situações de
aprendizagem e de sensibilização inovadoras e estimulantes; promover a troca de experiências e estreitar a relação entre turmas; desenvolver uma ferramenta dinâmica acessível a todos os públicos-alvo; transmitir conhecimento de forma lúdica e competitiva; criar uma ferramenta de sensibilização que não tenha barreiras geográficas e disseminar informação ajustada a grupos alvo diferentes.