twitter
rss



 No dia 24 de Abril na Biblioteca do Centro Escolar, os alunos do 1º ano tiveram uma ação de Sensibilização realizada pelo Sr Carlos Albuquerque, com o propósito de fazer uma primeira abordagem sobre a importância dos moinhos na transformação do grão em farinha.
Este projeto  faz parte da candidatura do Agrupamento de Escolas de Dr José Leite de Vasconcelos em Tarouca ao concurso de ideias,   com o tema  “ Gira mó do meu moinho! Porque giras tu?”, sendo premiado na 1ª fase da 11ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", para desenvolvimento do mesmo, sendo elaborado pela Professora Idalina Carvalho, do 1º ano do Ensino Básico no Centro Escolar de Tarouca.

Este projeto visa levar os alunos a compreenderem o funcionamento de um moinho. Através do método experimental, os alunos vão descobrir como é que a água, enquanto recurso natural, pode constituir-se fonte de energia para mover a mó. Além disso, visa o restauro e o funcionamento de um dos moinhos desativados, como forma de alertar para uma valorização e rentabilização do recurso natural que é a água corrente do rio.

Finalizou-se a ação de Sensibilização entregando ao Sr Carlos Albuquerque um diploma de dinamizador da mesma pela diretora-adjunta Olga Carminé.