twitter
rss

Está a decorrer na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Tarouca um projeto sobre a iniciação aos computadores com o objetivo primordial de sensibilizar as crianças de cinco anos, do Pré-Escolar para a descoberta do computador. A brincar, a criança vai descobrindo e aprendendo várias temáticas; a fazer jogos didáticos, de acordo com a sua idade, histórias interativas que lhe desenvolvem a linguagem e enriquecem o vocabulário; desenvolvem o cálculo mental com jogos de matemática; a criatividade com os desenhos que fazem no Paint; a escrever o seu nome e outras palavras no word.

Desta forma, a criança entra no mundo do TIC com aprendizagens simples para a sua idade, pequenas regras de utilização, motivando-a para o gosto do mesmo.

As crianças de cinco anos do Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro também são abrangidas, deslocando-se semanalmente a educadora responsável por este projeto com os computadores portáteis, para que elas possam usufruir desta atividade que foi pensada e organizada para as crianças deste grupo etário do nosso agrupamento.

A par deste projeto a educadora responsável desenvolve a “Hora do Conto/Hora da Poesia”. Ao longo do ano, foram várias as histórias contadas e poesias declamadas. As crianças gostam de histórias, mas estão a aderir muito bem à poesia, porque como diz a educadora e as crianças “ a poesia, são palavras mágicas que brincam umas com as outras e que rimam entre si”.
                                                                             A Educadora responsável pelo projeto,
                                                                                              Conceição Costa