twitter
rss


Nos dias 17 e 18 de Janeiro as crianças dos jardins de Infância do Castanheiro do Ouro e Centro Escolar de Tarouca, do Agrupamento de Escolas Dr. José leite de Vasconcelos deslocaram-se ao Museu Pedagógico de Avões-Lamego para o visitar. Desta forma, as crianças, observaram e estiveram em contacto directo com materiais antigos escolares que fizeram parte das escolas do 1º Ciclo dos nossos avós e pais. Sentaram-se nas antigas carteiras de madeira, viram o quadro preto, o giz, as lousas onde se faziam as letras e os números, a braseira onde se aqueciam do frio, livros antigos onde aprendiam a ler, cadernos, secretárias dos professores, canetas e tinteiros, armários onde se guardava o material, telefones, máquinas de escrever, fotografias grandes na parede, mapas do Mundo, do corpo humano, do esqueleto, carimbos, o Cristo na parede e muitas outras coisas antigas. Também viram brinquedos artesanais em madeira.

Foi um passeio muito bonito. As crianças aprenderam que antigamente as escolas eram diferentes das atuais, Centros Escolares.

Os meninos do Pré-Escolar fazem um convite aos pais e avós para visitarem este museu que é muito bonito e recordarem o tempo em que andaram na escola.

Queremos agradecer aos senhores professores Alberto e Adelaide por nos terem recebido neste Museu. Desta forma, preservam material pedagógico interessante, algum já desaparecido, que fez parte de uma época, que pode ser visitado, estudado e transmitido às gerações vindouras.

Muito obrigada.

                                        A Coordenadora do Pré-Escolar,

                                                          Conceição Costa