twitter
rss



Ocorreu no passado dia 30 de Janeiro a comemoração da efeméride do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, iniciado com um projeto de Llorenç Vidal, professor espanhol, em 1964, tendo depois a ONU decidido adoptar esta ideia e instituir o dia 30 de Janeiro para esta comemoração, em memória da data da morte de Mahatma Ghandi, nessa mesma data em 1948.

O Agrupamento de Escolas de Tarouca, numa iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar, do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e Família), da CPCJ (através da sua representante da Educação naquela entidade) e a docente da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, promoveram um Desafio de Cartazes sobre a temática para poder ser realizada uma exposição que fizesse a apresentação das ideias e criatividade dos alunos nas diversas áreas de Expressão Plástica e Escrita.

Para além dos alunos da disciplina de EMRC foram inúmeros os que, acompanhados, quer por professores, familiares ou por iniciativa própria, apresentaram os seus trabalhos a que se juntaram as obras dos alunos do pré-Escolar, do 1º ciclo, da Biblioteca Municipal de Tarouca e dos utentes das diversas Respostas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, entidades parceiras do Agrupamento.

O dia 30 foi depois palco de algumas atividades que se iniciaram com a abertura oficial, com a presença de diversas entidades, tendo o Diretor do Agrupamento apresentado as boas vindas a todos os presentes na sessão, entre eles os alunos do Curso Vocacional, do Curso Técnico de Apoio à Infância, da turma do 9ºB e os utentes do Lar Residencial e Idosos do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, nossos parceiros no Projeto LER + Jovem.


O Presidente do Município de Tarouca tomou a palavra para apelar ao espirito de paz que deve reinar entre todos, lembrando as palavras de João Paulo II ao referir a “irreverência da juventude”, que deve ser obreira dessa mesma Paz. Estiveram ainda presentes a Presidente da CPCJ de Tarouca, o Presidente do Conselho Geral e a representante da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca. No leque de convidados salienta-se a presença de um elemento da GNR de Tarouca, que de seguida apresentou uma comunicação sobre a Violência e suas consequências para os alunos presentes.

Seguiu-se depois a atividade no Centro Escolar de Tarouca onde os alunos fizeram um painel temático de mensagens sobre a Paz e lançaram balões. O mesmo veio a acontecer com os alunos do Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro que, após alguma confraternização fizeram o lançamento de balões, para um céu que apresentava um belíssimo arco-íris, como a suscitar a alegria da Paz e da harmonia entre todos.

No período da tarde foi a vez da sensibilização dos alunos do 5º e 6º ano sobre a motivação histórica deste Dia e o significado da violência na Escola e seus efeitos no sucesso escolar, por orientação das Coordenadoras da Biblioteca Escolar e da Mediadora do GAAF.