O projeto foi implementado e
desenvolvido de acordo com o que havia sido pensado e planificado.
Criou grande empatia e interesse nos alunos e na comunidade educativa
(professores, encarregados de educação e Município).
üO desenvolvimento do projeto levou a
que os alunos adquirissem consciência da importância de:
. Elaborar planos de trabalho, trabalhar por
etapas, devidamente definidas, e o seu consequente cumprimento.
. Coligir e selecionar as fontes de informação.
. Conhecer e preservar o património local (natural
e construído).
. Partilhar saberes e conhecimentos.
. Fazer registos (desenhos, fotografias,
observações, relatórios e notícias).
. Usar de rigor científico.
ü Permitiu que adquirissem novos conhecimentos:
. Identificação dos
diferentes tipos de moinhos;
. Identificação dos moinhos de água e de rodízio,
como parte integrante do património do concelho de Tarouca;
. Aquisição da noção da importância económica e
social dos moinhos, ao longo do tempo;
. Identificação da água, enquanto fonte de energia
para o movimento da mó;
. Identificação das variáveis que influenciam a
velocidade do movimento da mó;
. Distinção de cereais e sua relação com a mó e
moagem.
ü Além disso, o desenvolvimento deste projeto:
. Obrigou a um conhecimento profundo de uma
especificidade local que, outrora, foi de enorme importância para a economia da
comunidade;
. Proporcionou aos alunos o contacto com
atividades diversificadas, de forma transversal, em todas as áreas curriculares;
. Despertou
as consciências dos alunos (e também dos seus familiares) para a importância da
utilização das metodologias experimentais;
. Conduziu
a uma atitude ativa, perseverante, autónoma e cooperante, criadora de hábitos
de trabalho e de escolha de estratégias e de rigor, que são tão importantes
para o sucesso dos alunos;
. Proporcionou
uma partilha de experiências e saberes;
. Motivou
para a pesquisa;
. Proporcionou
experiências significativas para a construção de saberes;
. Alertou
a comunidade educativa para atitude questionadora e empreendedora das crianças,
enquanto alunos de uma escola aberta e ativa;
. Proporcionou, aos alunos, um sentimento de
pertença e de contributo real para o bem coletivo.
A Coordenadora do Projeto
Idalina Carvalho