A pequena citação: “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio dos nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham na nossa caminhada pela vida” deu o mote para a realização da festa de Natal, no Centro Escolar de Tarouca, no passado dia 18 de Dezembro de 2009.
Imbuídos pelo espírito altruísta e caloroso desta época do ano, alunos e professores trabalharam, afincadamente, na elaboração das actividades natalícias, enchendo o Centro Escolar de magia, ternura e alegria. Decorado a rigor, povoado de estrelas e anjinhos, o ginásio do Centro Escolar transformou-se numa espécie de palco de sonhos, onde os meninos foram verdadeiros artistas. Na plateia, Pais e Encarregados de Educação assistiam, orgulhosos. Educadores, funcionários e restantes alunos viam concretizado, positivamente, o trabalho de dias intensos. As entidades presentes, nomeadamente o Sr. Director do Agrupamento de Escolas de Tarouca, Dr. Eduardo da Costa Almeida, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Mário Caetano Ferreira, o Sr. Vice-Presidente, vereador da Cultura e da Educação, Dr. Virgílio Ferreira, e os senhores Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, conferiram solenidade ao evento.
O espectáculo esteve, maioritariamente, a cargo dos alunos do 4º ano e respectivos educadores, tendo havido, também, a participação dos docentes das AECs. De acordo com o programa, o espectáculo teve início com uma actividade gímnica, seguida de coreografia. Mais tarde, “A Dieta do Pai Natal” fez as delícias de quantos assistiram à dramatização, num ambiente divertido onde não faltaram as músicas e as canções de Natal – um meddling e canções em Inglês. Os momentos musicais ocuparam grande parte da festa, tendo havido, ainda, lugar para a distribuição de prémios aos discentes que mais utilizaram os recursos da Biblioteca. Os docentes das AECs e coordenadora de estabelecimento prepararam uma actividade surpresa onde também participaram elementos do pessoal não docente. Vestidos a rigor, munidos de tachos, panelas, aventais, barretes de cozinheiro e grandes colheres de pau, apresentaram uma dança rítmica muito engraçada, que mereceu uma grande ovação por parte do público. No final da festa, os senhores Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho distribuíram presentes aos meninos. A agitação, na recepção das prendas, e o ruído do rasgar dos papéis dos embrulhos foram contagiantes!... A alegria, bem visível nos pequenos rostos, aqueceu os corações dos adultos, embevecidos, com o deslumbramento das crianças!