twitter
rss


O Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos, volta este ano a participar no programa “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa institucional da Assembleia da República, promovida na escola pelos professores, Olga Carminé, Ricardo Pereira e Sónia Simões. Este programa destina-se a alunos do ensino básico e secundário e tem como principais objetivos, educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer à Assembleia da República o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

Este ano os temas a debate foram o “Combate ao Insucesso Escolar”, para o ensino básico e “Ensino Público & Ensino Privado. Que desafios?”, para o ensino secundário, os alunos foram incentivados a refletir sobre os temas em debate, surgindo seis listas candidatas, que divulgaram a suas propostas e competiram pelos lugares de deputados escolares.

Realizadas as "eleições" dos representantes para integrarem o Parlamento dos Jovens do Agrupamento, foi realizada uma sessão escolar, no dia 19 de Janeiro com a presença do deputado social-democrata, eleito pelo distrito de Viseu, Pedro Alves, que além de explicar o modo de funcionamento da Assembleia da República, realizou um salutar debate que contribuiu para o aprofundamento das temáticas em discussão.

 No dia 21 de janeiro decorreu a sessão escolar. Durante a sessão foram discutidas e votadas as medidas que irão figurar no projeto de recomendação da escola. Após o debate, os deputados escolares elegeram os representantes da escola para a sessão distrital, que será realizada em Viseu, no próximo mês de março. Desta forma, foram eleitos para o ensino básico os seguintes alunos: Beatriz Santos Pinto (9.º C); Denilson Dias Silva (9.º C) e Márcia Daniela dos Santos Pereira da Silva (9.º E) e para o ensino secundário: António Marcos Gomes Pinto (10.º A); Joana Rita Santos Guedes (12.º B) e Beatriz Santos Cunha (10.º B).
                                                                                                                                                   Ricardo Pereira