twitter
rss

No dia 20 de março, Dia da Árvore no Agrupamento de Escolas de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos comemorou-se o dia da árvore com as crianças do Pré-Escolar do Centro Escolar e no jardim do Castanheiro do Ouro. Para não fugir à tradição plantou-se uma árvore, mas este ano foi especial, foi um Sabugueiro. Esta árvore autóctone, é típica do nosso concelho mais propriamente da bacia do rio Varosa que floresce em maio, dando uma beleza à região e como fruto a sua baga.
 

Este ano vamos desenvolver um projeto na área da cosmética com produtos naturais, a  partir da flor e baga do sabugueiro. Foi com este projeto que o Pré-Escolar concorreu ao Prémio Ilídio Pinho com o qual foi selecionado. A flor e a baga do sabugueiro são uma fonte de riqueza para a região porque estes produtos são exportados para a Alemanha e destinam-se a fins medicinais, de culinária, cosméticos, na área da tinturaria e outros.

As crianças gostaram de plantar o sabugueiro no recreio, regaram-no com muito carinho. Vão tratar dele para que ele cresça, dê sombra, oxigénio, flores e frutos.

Vamos cuidar da nossa natureza e contribuir para um ambiente mais puro e saudável!

O grupo de educadoras do Pré-Escolar