Este projeto nasceu da necessidade de superar as
dificuldades que alguns alunos apresentam na aquisição de determinados
conteúdos.
São turmas sem alunos fixos que têm como caraterísticas
comuns o facto de evidenciarem um desfasamento entre o ano de matrícula e as
aprendizagens adquiridas, constituindo turmas provisórias de homogeneidade
relativa.
São constituídos por grupos pequenos, com o máximo de 8-10
alunos, permitindo a adoção de metodologias mais específicas e adequadas às
dificuldades dos alunos.
Os discentes que integram a turma de ancoragem podem provir
de qualquer turma, mas os grupos turma devem ser formados procurando que os
alunos estejam ao mesmo nível cognitivo e apresentem o mesmo perfil de
aprendizagem, de modo a formar um grupo de trabalho homogéneo.
Os docentes titulares de turma que considerem que um aluno
da sua turma deve ser encaminhado para uma turma de ancoragem elaboram um
relatório com o motivo do encaminhamento, especificando as dificuldades do
aluno e as competências que o aluno tem de adquirir na turma de ancoragem.
Estes alunos logo que adquiram os conteúdos em falta
regressam à sua turma de origem.
Este projeto tem sido uma mais valia para que os alunos com
estas caraterísticas recuperem os
conteúdos que antes demonstravam alguma dificuldade.