twitter
rss

Aos cinco dias do mês de Abril, pelas nove horas e trinta minutos realizou-se um simulacro para testar os procedimentos a adoptar perante uma situação de incêndio. Este simulacro de emergência tinha sido devidamente preparado em estreita colaboração com a Protecção Civil Municipal, os Bombeiros Voluntários de Tarouca e a Guarda Nacional Republicana.

Simulou-se um incêndio numa sala do Bloco B levando o docente que ai leccionava a alertar os funcionários do Bloco. Deu-se assim início ao conjunto de actividades com vista à salvaguarda da segurança de todos os utilizadores das instalações escolares da escola sede.

Foi dado o alerta para as autoridades envolvidas na actividade a Protecção Civil, os Bombeiros e a Guarda Nacional Republicana. Em simultâneo, os alarmes acústicos sinalizadores de incêndio foram activados e funcionários, alunos e professores seguiram a maioria das instruções previstas nos Planos de Evacuação e Emergência da Escola.

Decorridos alguns minutos todos os utilizadores da escola estavam concentrados no recreio da escola.
Volvidos uns minutos após o alerta, os Bombeiros Voluntários de Tarouca apresentavam-se à entrada da escola onde o Comandante Humberto os aguardavam para fornecimento das indicações necessárias.
Após trinta um minutos de intervenções e verificações nos diferentes espaços da escola e após breve comunicação alusiva ao comportamento dos intervenientes no simulacro, foi dada ordem para que as actividades regressassem à normalidade.

Procedeu-se ainda a uma breve reunião entre as diferentes Autoridades presentes e onde puderam ser apontados os pontos fortes e fracos relacionados com o simulacro. Também, através das imagens e fotografias captadas, das informações recolhidas junto de alunos, professores e funcionários verificámos a existência de algumas situações que devem ser alvo de reflexão.

Estiveram igualmente presentes o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca Sr. Mário Ferreira, Comandante dos Bombeiros Sr. Vasco Lima, o Director do Agrupamento Dr Eduardo Almeida, Subdirector Dr. Décio Lopes e restante direcção.
Olga Carminé