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O projeto “ENERGY GAME II” foi levado a efeito na Escola Básica de Tarouca no dia 27 de Abril, para os alunos do 4º ano da Escola Básica de Tarouca.

O que é o Energy Game II? É um jogo interativo e inovador que pretendeu sensibilizar os alunos para a temática da eficiência energética, de uma forma dinâmica e em que fosse possível que todos os jogadores interagissem em simultâneo.
Como funcionou: Jogo interativo que utiliza os comandos WII, Materiais: Mochila, computador portátil, projetor, 4 comandos WII, barra de Leds, carregador de pilhas, pilhas recarregáveis.

Dinâmica do Jogo

O jogo foi orientado por um apresentador que explicou as regras de cada etapa, apresentou as personagens do jogo e comunicou a pontuação dos jogadores. Após selecionar o nível, o jogo iniciou-se com a identificação de cada uma das equipas que foi representada por uma das sete personagens.

O jogo disponibilizou três níveis que corresponderam a três graus de dificuldade diferentes e que permitiram adaptar o jogo ao público-alvo. O jogo permitiu a interação de quatro equipas em simultâneo. Cada jogo independentemente do nível, foi composto por sete etapas, sendo o tempo médio de jogo de 35min.

Foram constituídas 12 “Fichas do Jogo” preenchidas com o nome dos participantes, referentes às turmas do 4º ano, formando 3 equipas por turma e operacionalizado na sala Multimédia, no Centro Escolar de Tarouca. Há a destacar os vencedores de cada turma com a seguinte pontuação:

MUNICÍPIO
AGRUPAMENTO
DATA
ANO/
TURMA
EQUIPA VENCEDORA
PONTUAÇÃO FINAL
Tarouca
Agrupamento de Escolas José Leite Vasconcelos – NÍVEL I
27-04-2016
4ºA
TRAQUINAS e JÚNIORES
314
27-04-2016
4ºB
STAR GAMES
323
27-04-2016
4ºC
TRAQUINAS
338
27-04-2016
4ºD
VINGADORES
332

 








Esta atividade foi bem sucedida conseguindo que os alunos atingissem os objetivos inicialmente pretendidos: capacitar os alunos de conhecimentos que os tornem mais aptos a tomar decisões na área da energia e eficiência energética; dinamizar a relação entre os professores e os alunos na abordagem às temáticas da energia, eficiência energética e

 energias renováveis; criar situações de
aprendizagem e de sensibilização inovadoras e estimulantes; promover a troca de experiências e estreitar a relação entre turmas; desenvolver uma ferramenta dinâmica acessível a todos os públicos-alvo; transmitir conhecimento de forma lúdica e competitiva; criar uma ferramenta de sensibilização que não tenha barreiras geográficas e disseminar informação ajustada a grupos alvo diferentes.
                                                      Olga Carminé