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O projeto foi implementado e desenvolvido de acordo com o que havia sido pensado e planificado. Criou grande empatia e interesse nos alunos e na comunidade educativa (professores, encarregados de educação e Município).

üO desenvolvimento do projeto levou a que os alunos adquirissem consciência da importância de:
. Elaborar planos de trabalho, trabalhar por etapas, devidamente definidas, e o seu consequente cumprimento.
. Coligir e selecionar as fontes de informação.

. Conhecer e preservar o património local (natural e construído).
. Partilhar saberes e conhecimentos.
. Fazer registos (desenhos, fotografias, observações, relatórios e notícias).
. Usar de rigor científico.
 

ü Permitiu que adquirissem novos conhecimentos:

. Identificação dos diferentes tipos de moinhos;
. Identificação dos moinhos de água e de rodízio, como parte integrante do património do concelho de Tarouca;
. Aquisição da noção da importância económica e social dos moinhos, ao longo do tempo;

. Identificação da água, enquanto fonte de energia para o movimento da mó;

. Identificação das variáveis que influenciam a velocidade do movimento da mó;
. Distinção de cereais e sua relação com a mó e moagem.
 
ü Além disso, o desenvolvimento deste projeto:
. Obrigou a um conhecimento profundo de uma especificidade local que, outrora, foi de enorme importância para a economia da comunidade;
. Proporcionou aos alunos o contacto com atividades diversificadas, de forma transversal, em todas as áreas curriculares;
. Despertou as consciências dos alunos (e também dos seus familiares) para a importância da utilização das metodologias experimentais;
. Conduziu a uma atitude ativa, perseverante, autónoma e cooperante, criadora de hábitos de trabalho e de escolha de estratégias e de rigor, que são tão importantes para o sucesso dos alunos;

. Proporcionou uma partilha de experiências e saberes;
. Motivou para a pesquisa;
. Proporcionou experiências significativas para a construção de saberes;

. Alertou a comunidade educativa para atitude questionadora e empreendedora das crianças, enquanto alunos de uma escola aberta e ativa;
. Proporcionou, aos alunos, um sentimento de pertença e de contributo real para o bem coletivo.
 
A Coordenadora do Projeto
Idalina Carvalho