twitter
rss

Nos dias 4 e 5 de junho nos jardim de Infância do Castanheiro do Ouro e no Centro Escolar de Tarouca viveram um momento diferente na Hora do Conto/Poesia ao visualizarem a história do, Principezinho de Saint Exupéry contado às crianças através do retroprojetor de acetatos. Esta tecnologia que faz parte das Novas Tecnologias, nova/velha tecnologia ultrapassada pelos computadores.

A velha máquina ainda funciona e fez a delícia dos mais pequenos ao verem num ecrã gigante as imagens transparentes e que tão bem reproduziram a história.
A história fala de um principezinho que vivia sozinho no seu planeta e que cuidava da sua flor com muito amor e carinho. Partiu para conhecer o universo e fazer novos amigos. Encontrou outros planetas e em cada um havia personagens diferentes como: o rei, o vaidoso, o bêbado, o contador de dinheiro ou homem de negócios, o acendedor de isqueiros e o cientista. Viviam sozinhas obcecadas com eles mesmos e não davam valor ao que os rodeava. A história termina com o principezinho a voltar ao seu planeta, porque estava com saudades da sua flor que necessitava da sua ajuda para a regar e cuidar dela. Prometeu viajar novamente e encontrar outro planeta, quem sabe o planeta Terra para fazer amizades verdadeiras. Porque como diz Saint Exupéry: “Foi o tempo que passaste a cuidar da tua rosa que fez que ficasse tão importante para ti”. De facto a amizade é feita de pequenos pedacinhos de tempo que passamos com cada pessoa, animais ou plantas e que aumenta o afeto.

As crianças do Pré-Escolar gostaram da história do principezinho porque foi contada de uma forma diferente e falava da amizade. Uma coisa lhes ficou, devemos fazer como o principezinho “cuidar da sua flor, regar e dar-lhe carinho”.
 Foi assim, que a amizade cresceu entre o principezinho e a flor e é assim, que a amizade cresce entre as pessoas.
                                                     A Coordenadora do Projeto
                                                             Conceição Costa